OFICINAS DE FÉRIAS EM JANEIRO 2023!!
Para crianças e adolescentes até 14 anos!
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS – VAGAS LIMITADAS
Pacote para os 3 dias: 290,00, com lanche e material inclusos.
Desconto para frequentadores do Atelier e irmãos.
Possibilidades de oficinas avulsas, se houver vagas.
http://pedagogiaprofundajungnaeducacao.blogspot.com
Oficina de fim de ano no ATELIER FAZER E SER da Pedagogia Profunda!
No domingo 27 de novembro, das 9:00 às 12:00h. Lanche e material inclusos.
Para crianças e adolescentes de 3 à 14 anos.
Inscrições antecipadas e informações: pelo WhatsApp (11) 99701 8616) ou por e-mail: pedagogiaprofunda@gmail.com
Organização: Céline Lorthiois
Local: Granja Viana, COTIA
Valor da oficina, com inscrição antecipada: R$ 100,00 (R$ 90,00 para irmãos e ex-frequentadores das oficinas regulares.)
————————————————————————————————————————————–
As oficinas regulares reiniciarão em 2023
ATELIER FAZER E SER
OFICINAS para CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 a 14 ANOS
Grupinhos de 8/10 crianças no máximo.
OFICINAS REGULARES – SEMANAIS
Quintas-feiras, das 14:30 às 16:30 (aguardem data de reinício)
E/OU
Terças-feiras das 9:00 às 11:00 (aguardem data de reinício)
Organização: Céline Lorthiois
Granja Viana, COTIA
É possível participar de oficinas avulsas.
Inscrições antecipadas e informações:
por e-mail: pedagogiaprofunda@gmail.com
ou entre em contato com Céline: (11) 99701 8616
Saiba mais sobre o Atelier Fazer e Ser:
– http://pedagogiaprofundajungnaeducacao.blogspot.com
– Facebook: https://www.facebook.com/atelierfazereser/
– E no artigo seguinte:
APRESENTAÇÃO DO ATELIER FAZER E SER
O Atelier é um espaço complementar à escola, onde são aplicados os princípios da Pedagogia Profunda.
Idealizada por Céline Lorthiois, a Pedagogia Profunda, para suprir carências de propostas educacionais atuais, busca estreitar os vínculos entre a Educação e a Psicologia. No caso, a Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, que comporta o ser humano na sua integridade.
A Pedagogia Profunda propõe uma educação com alma. Para incluir a alma da criança no espaço educacional, consideramos os desejos, os sonhos, os sentimentos da criança, tecemos com ela um verdadeiro diálogo e abrimos espaço para a manifestação de seus entusiasmos.
“O propósito da Pedagogia Profunda não é a performance, é a verdade. É zelar para que cada educando possa desenvolver o talento de ser ele mesmo.”[1]
Nosso zelo é voltado para a integridade psíquica da criança mais do que para a aprendizagem, pois a saúde psicológica da criança constitui o fundamento seguro de aprendizagens autênticas. Assim, de acordo com o embasamento junguiano da Pedagogia Profunda, ao invés de tentarmos entender por que uma criança age de tal maneira e não de outra, nos preocupamos em compreender para que ela tem tal comportamento. O comportamento da criança não tem apenas uma causa, ele tem um propósito.
Acreditamos que “a compreensão, pelo educador, do caráter sensato de comportamentos infantis inesperados, ou seja, da direção e dos propósitos desses comportamentos, possibilita o crescimento sadio da criança.”[2] Nesse sentido, o educador tem papel fundamental e é um diferencial nesse trabalho.
“Sabemos que o educador deve esquecer qualquer pretensão de interferir de maneira prepotente e violenta no processo da criança, pois ele nunca saberá ao certo o que é bom e o que não é para cada criança – só ela sabe. Mas sabemos também que podemos exercitar muito humildemente a habilidade de observar com atenção, e isso com a reserva e a distância de quem abriu mão de certezas e expectativas (e sem trocar certezas por dúvidas, mas suportando o espaço vazio…).”[3]
O educador do Atelier Fazer e Ser trabalha incessantemente em prol de seu próprio processo de autoconhecimento, permitindo o desenvolvimento de sua personalidade, e evitando que ele projete seus temores, necessidades e insatisfações no educando. Assim, fica facilitado à criança o acesso à suas próprias necessidades, o conhecimento de suas características e a realização de suas metas.
Além disso, trabalhando em prol de seu autoconhecimento, o educador da Pedagogia Profunda passa a “acessar uma sabedoria interna, a utilizar os recursos da sua intuição, assim como de suas funções de sensação, intelecto e sentimento, desenvolvidas e aguçadas pelo conhecimento teórico, pela prática do trabalho com a matéria, os trabalhos corporais e as danças circulares.”[4]
No Atelier, a subjetividade da criança se manifesta através do jogo, da brincadeira, do trabalho manual e corporal. Expressando sua criatividade, a criança atende todos os planos de seu ser: além do intelectual, o físico e o emocional.
Podendo optar entre atividades de expressão artística como argila, gesso, pintura, desenho; técnicas artesanais como velas, origami, mosaico, tecelagem; brincadeiras e jogos diversos, a criança tem a liberdade de escolher aquilo que fará sentido para ela naquele momento, pois: “ela sabe exigir dela mesma aquilo que a desafia no momento, e que constitui a sua tarefa.”[5]
Assim, no brincar, na liberdade de buscar o que deseja, confiante, e por estar em um ambiente acolhedor que a compreende, a criança se descobre e se centra.
Para saber mais sobre a Pedagogia Profunda:
Facebook: https://www.facebook.com/pedagogia.profunda
LORTHIOIS, C. Pedagogia Profunda – Jung na Educação . São Paulo, Edição do autor, 2019.
O Educador, Princípio da Pedagogia Profunda! – Palestra no Igovsp InovaDay, outubro de 2014: https://www.youtube.com/watch?v=hjABC8LwNGo https://www.youtube.com/watch?v=0GSsLEDGpME (O 2o link é do debate que foi realizado em seguida. Alternam perguntas para o Ernesto sobre uso de dados, e para Céline, sobre a Pedagogia Profunda)
LORTHIOIS, C. Os toques sutis na educação – Um re-ligar do corpo com a cabeça. In SPACCAQUERCHE, M. E. (Org.) Corpo em Jung. São Paulo: Vetor, 2012. p. 105-116.
LORTHIOIS, C. Educação, Arte e a Cultura da Amamentação – Encontro Nacional de Aleitamento Materno – ENAM, 11 e Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável – ENACS, 1, 2010, Santos, SP. <http://www.ibfan.org.br/documentos/outras/doc-486.pdf >
LORTHIOIS, C. Exercícios de Pedagogia Profunda – Uma inclusão da Alma na Educação. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.
LORTHIOIS, C. Pedagogia Profunda. Por quê? Para quê? Como? Hermes, vol. 12, p.96-105, 2007.
LORTHIOIS, C. Aplicação Indireta de Trabalhos Corporais em Crianças e Adolescentes. Hermes, vol. 10, p. 26-33, 2005.
LORTHIOIS, C. Danças Circulares Sagradas – A Graça da Roda. Mar. 2005, Centro de Estudos Universais da Universidade Anhembi Morumbi, <http://www2.anhembi.br/dancascirculares/dancas_sagradas.htm>
LORTHIOIS, C. As Danças Circulares na Roda da Vida. In: RAMOS, R. (Org.) Danças Circulares Sagradas. Uma Proposta de Educação e cura. São Paulo: Triom, 1998. p. 28-41.
LORTHIOIS, C. Educação: um Exercício do Olhar. Hermes, v. 1, p. 40-43. 1996.
HAMER, B. Amoras e Jabuticaba: Raízes e Frutos de uma Pedagogia Profunda para Todos: http://www2.fc.unesp.br/Bibliote…/DetalhaDocumentoAction.do…
HAMER, B. Amoras e Jabuticaba: Raízes e Frutos de uma Pedagogia Profunda para Todo
Leave a Reply
Atelier Fazer e Ser
Uma reflexão:
O dia em que se tentou impor a educação obrigatória no Tibete, foi preciso enfrentar a resistência das mulheres: "Esses homens são loucos de querer levar nossos filhos para instruí-los, numa idade em que eles têm tanto para aprender!" Instruir significa impor ideias que não são as das crianças. É uma ofensa ao direito de viver da criança.
M. Mannoni, in Libres enfants de Summerhill, A. S. Neil (Trad. minha)